
Me apaixonei por esse país, e na verdade isso vai muito além de todos os programas turísticos sensacionais e das paisagens deslumbrantes. Pra mim, isso aqui tem um significado muito maior, e não é a toa que faz tanto tempo que eu queria vir pra África. Sinto muito amor por esse povo e por esse lugar. Black is beautiful. Adoro o jeito deles de se vestir, de falar, de cantar, de tocar, de carregar o bebe! E me pego contemplando as pessoas pela rua, coisas bastante prosaicas, que talvez outros turistas nem percebam. E não percebem mesmo, pois eu convivi com outros turistas. Mas eu acho lindo.
Também acharia fotograficamente interessante a China, a Índia, o Peru, mas é diferente. Vai além. Não tenho dúvidas que vivi aqui em alguma vida passada, por que me sinto totalmente à vontade. É como se eu tivesse matando as saudades! Por diversas vezes me emocionei nesse lugar. E se eu pudesse, mudaria minha passagem de volta pra daqui um ano. Tranquilamente. Porque tem muita coisa que eu ainda queria fazer por aqui.
Hoje acho que a minha motivação de morar em outro pais, passa por uma vontade de transformar alguma coisa. E aqui é o lugar certo. Não quero saber de morar num lugar onde o IDH é o maior do mundo, onde tudo funciona perfeitamente e simplesmente eu só tenha a desfrutar. Se for pra morar fora de novo, eu quero chegar num lugar onde eu enxergue uma placa de “work in progress”, onde eu perceba que tem muita coisa pra mudar, e que nesse contexto eu possa encaixar um tijolo, tapar um buraco, por que é isso que vai me deixar realizada. É isso que faz sentido hoje na minha vida.
Acho que ainda volto. Mas por enquanto, é no Brasil que tenho coisas a fazer.
Valeu pessoal por ter acompanhado todas as aventuras sul africanas! Adorei ter todos vocês perto de mim.